Você sabe pra que serve o teste do pezinho?
Você sabe pra que serve o teste do pezinho?
O teste do pezinho é feito em todas as crianças recém-nascidas e é colhido quase sempre na alta hospitalar(3 a 5 dias de vida).
O teste do pezinho tem por objetivo detectar doenças em que o diagnostico ao nascimento evita lesões graves e irreversíveis e que não apresentam sinais e sintomas claros após o nascimento e primeiros dias de vida.
Por apenas uma gota de sangue do calcanhar do recém nascido são dosadas várias substancias que permitem suspeitar se a criança é portadora de doenças graves que se tratadas precocemente evitam problemas físicos , mentais e até a morte da criança.
No Brasil o teste do pezinho é obrigatório.
Existe o teste básico que identifica 5 doenças e os testes ampliados que podem identificar cerca de 50 doenças. Estas doenças devem ser confirmadas por uma segundo exame e depois investigada pelo especialista, para a confirmação e posterior tratamento.
O teste básico é feito para doenças
como :
Hipotireoidismo congênito: doença da tireoide onde a glândula não produz quantidade suficiente de hormônio tireoidiano e pode ocorrer porque a tireoide é pequena, ausente ou defeituosa
Fenilcetonuria: doença do metabolismo pela falta de uma enzima e consequentemente acumulo da fenilalanina.Pode levar a deficiência mental.
Hiperplasia congênita de supra renais: doença da glândula supra renal por defeito enzimático com acumulo de alguns hormônios e deficiência de outros que pode levar a vômitos, desidratação e morte do bebê.
Anemia falciforme: anemia hereditária que acontece em pacientes da raça negra ou em seus descentes. Anemia, dor em membros e avc são alguns dos sinais e sintomas.
Fibrose cística: doença em que há alteração da produção de muco e pode levar a doenças pulmonares ,problemas digestivos até diabetes.
Deficiência biotinidase: defeito enzimático que causa problemas neurológicos até deficiência mental.
O teste ampliado pode ser feito se os pais assim desejarem. Pode ser solicitados pelo pediatra se houver histórico familiar de alguma doença específica ou se for um desejo dos pais realizar um teste mais amplo.
O diagnostico destas doenças feito o mais cedo possível , permite um tratamento precoce e evita uma série de sequelas , inclusive mentais e até a morte.
O resultado do teste deve ser avaliado o mais breve possível e a família deve obter o resultado o quanto antes para levá-lo ao pediatra.
Dra Márcia Viana
endocrinologia pediatria
No Comments