12 Cuidados na Compra de Brinquedos para Crianças e Adolescentes!
12 Cuidados na Compra de Brinquedos para Crianças e Adolescentes!
1- Em casa, teste se um brinquedo (ou componente) é muito pequeno e oferece riscos de engasgo e sufocação para uma criança menor de três anos.
2- Os brinquedos não devem ser pequenos e nem conter partes destacáveis que possam ser colocadas na boca.
3- Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser resistentes, não tóxicos e não inflamáveis.
4- Objetos com pontas ou bordas afiadas, pistolas com projéteis, dardos e flechas devem ser evitados, pois podem causar ferimentos de gravidade variável.
5- Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados pelo risco de estrangulamento de crianças pequenas.
6- Crianças de até cinco anos não devem receber brinquedos com partes em vidro.
7- Brinquedos elétricos (ligados em tomadas, com elementos de aquecimento, com pilhas e baterias, por exemplo) não são aconselhados para crianças menores de oito anos, pois podem causar queimaduras e em alguns casos, contém elementos corrosivos que podem causar danos ao tubo digestivo (se ingeridos) ou sufocação (quando aspirados).
8- Ao presentear com bicicletas, patins, patinetes e skates, alerte sobre regras de segurança e oriente para uso de equipamentos de proteção, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras, luvas e buzinas.
9- É importante estar atendo à faixa etária recomendada pelos fabricantes, bem como verificar seus dados (nome da empresa, CNPJ, endereço)
0- Cuidado com falsificações: etiquetas e rótulos podem conter marcas falsificadas por contrabandistas. Em caso de dúvidas ou se notar ausência do selo, denuncie. A ouvidoria do Inmetro atende pelo telefone 0800-285-1818.
11- As instruções a respeito do uso do brinquedo devem ser claras, objetivas e com ilustrações. Produtos importados devem trazer as mesmas informações exigidas para os nacionais, em Língua Portuguesa, bem como as marcas do Inmetro e do organismo de certificação.
12- Observe a presença do selo do Inmetro nos produtos: significa que ele passou por testes de segurança e qualidade.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP)
Dra Márcia Viana
endocrinologia pediatria
No Comments